Que mundo é esse?

Devo admitir que, dentro da minha pequeninice e ignorância politica, não entendo o que está acontecendo nesse nosso mundo. Estou completamente perdida e desorientada..

Será que já não é possivel viver em paz? Será que não existe mais nenhuma gota de tolerância? Será que teremos de sofrer uma terceira guerra mundial pra aprendermos a conviver com nossas diferenças?

Não sou uma grande telespectadora mas algumas vezes deixo a TV ligada enquanto faço outras atividades. Nos últimos dias tenho assistido um canal de notícias 24 horas , desses que repetem sempre as mesmas coisas a cada meia hora, mas que apresentam também alguns debates entre políticos, jornalistas e profissionais de outras áreas. Em alguns desses debates ouvi comentários que coincidem com algumas de minhas opiniões.

Por exemplo, numa discussão sobre a atuação dos EEUU na Síria e Turquia, generalizando um pouco, em todo o Oriente Medio, um dos participantes ao debate disse: “Quem nomeou os EEUU defensores do mundo?”

Pois então, eu sempre me perguntei : – quem passou procuração aos EEUU dando a eles o poder de combater o “mal”? E quem define o “Mal”? Por que eles se acham os defensores da moral e dos bons costumes? – Eu queria apenas ENTENDER!!!

Outro comentário, ainda do mesmo debate, despertou uma dúvida que sempre assola meu sono e muito me aflige: – “Muitos políticos, do mundo inteiro, se comportam como ovelhas sob o jugo dos EEUU.”

– O que leva a comunidade internacional ser tão injusta, violar sistemáticamente os princípios de igualdade e, tantas vezes, desrespeitar os direitos humanos? Por que tantas guerras instrumentalizadas? Por que aqueles que detém o poder se acham melhores que o resto do mundo? Por que devemos classificar os governos em: Direita / Esquerda/ Centro? Aquilo que considero certo ou errado não depende se vem da direita, da esquerda ou do centro. O que é bom, certo e justo independe de classificação, pelo menos na minha singela opinião.

Num outro debate, ouvi uma frase chocante – “Apenas os extremistas sobrevivem!!!”

Fiquei pasma, pois é outra coisa que venho me questionando. Entre tantos “ismos” : fascismo, comunismo, capitalismo, socialismo, o que vem prevalecendo é o POPULISMO! Por que? Why? Perché? Alguém pode me explicar?????

Tento entender e busco ajuda. Hoje a tecnologia nos favorece com vários canais de ensino. Amo o Google! Através dele encontrei as definições que escrevo abaixo, apenas para refrescar a memória, lembrando um pouco das aulas de Organização Social e Política, que não existe mais nos currículos escolares:

  • Sociedade:do latim, – significa “associação amistosa com outros”, é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

  • Povo:conjunto de individuos que têm a mesma origem, a mesma lingua, partilham instituiçoes, tradiçoes, costumes e um passado cultural e historico comum.

  • Governar :do latim-gubernare- dirigir , conduzir

Por essas definições, concluo que: uma sociedade pode ser composta por vários povos, compartilhando propósitos e costumes, interagindo entre si e constituindo uma comunidade.

  • Então vem daí a necessidade de ter um governo para dirigir /conduzir?

Creio que sim. Mas creio também que cada sociedade deve ser livre pra decidir como será o seu governo. Quem e como vai dirigir e conduzir esse conjunto de individuos. De preferência, respeitando as tradições e costumes de cada povo.

Interagir, compartilhar, conviver; jamais impor e discriminar.

Se é verdade que não existe sociedade sem governo, devemos lembrar que não existe governo sem sociedade. Já dizia Auguste Comte.

Deixe um comentário